top of page
Search

A NEW CHAPTER🎙️

INTERVIEW WITH JOSÉ DIOGO TRIGO DE MORAES


Are you ready for the Sevens in the Sun? José Diogo Trigo de Moraes hints what’s inside of 2023 Algarve 7’s, and explains his vision for the future of the tournament!

O Algarve 7’s 2023 conta com várias novidades e desenvolvimentos, e um dos arquitectos do evento explica o presente e futuro de um torneio que já vai mais além do rugby.


O Algarve 7’s tem deixado a sua marca não só na cidade de Vila Real de Santo António ou na região do Algarve, como também a nível de Portugal, com um evento que vai muito para além do âmbito desportivo, procurando, agora em 2023, atingir um novo patamar de qualidade.

Com já a confirmação de 36 equipas nas competições destinadas ao rugby de 7’s – que vai para a sua 4ª edição - e 16 formações de netball, o Algarve 7’s 2023 está a expandir-se e a procurar criar novas ligações e contactos, transformando Vila Real de Santo António num local dinâmico e totalmente dedicado ao turismo desportivo.

Mas o que realmente se está a passar no backstage de todo o evento? E que surpresas vão ser apresentadas na edição 2023? Para responder a estas, e outras, perguntas, José Diogo Trigo de Moraes, director da Sports Ventures, abre a temporada das entrevistas do Algarve 7’s e explica-te o porquê de teres que vir ao Sevens In the Sun!


Vila Real de Santo António and the Algarve will be once again home to the amazing and thrilling Algarve 7’s, a sports event that will go beyond rugby in 2023, as it seeks to reach new heights, public, and goals.

With already 36 teams checked to play in the various rugby competitions (Elite, Men, Women, and Men Open), the 4th edition will also have two novelties: a Netball tournament (14 teams will show their skills); and the Rugby Europe 7’s Championship.

But what is at stake? And what are Sports Ventures goals for the future? Well, to understand better let’s talk with Sports Ventures director, José Diogo Trigo de Moares, in a interview where he offers answers to our doubts and questions! 1. José Diogo, o Algarve 7’s 2023 promete ser a melhor edição de sempre do evento, com mais equipas, mas sobretudo com atrações paralelas ao evento. Consegues explicar-nos as novidades?

JTM: A 3ª edição do evento, a primeira pós covid, foi uma excelente prova de que o torneio está estabelecido e agrada muito às equipas. Depois de uma interrupção de 2 anos por conta da pandemia estávamos com receio que o evento tivesse perdido força. Mas o que assistimos foi o inverso, o evento regressou em grande, com muitas e boas equipas. Por tudo isto decidimos manter a nossa aposta de investimento e crescimento do evento, e de torná-lo, em poucos anos, no maior SPORTS FESTIVAL da Europa.

Assim para este ano teremos quase o dobro das equipas de rugby e teremos uma modalidade nova, o netball, com cerca de 16 equipas femininas (14 estrangeiras, 2 locais). Este será o caminho de crescimento do festival e para 2024 podemos adiantar já que teremos duas disciplinas coletivas novas, sendo que uma delas será praticada na praia de MONTE GORDO.

Os sevens são também festa e muita animação, razão pela qual o Algarve 7s irá passar também a ter um programa de animação, estamos a planear algumas novidades em termos de animação para o tournament venue assim como uma festa na praia no Domingo 11 de Junho para todos os participantes e publico que se desloca até Vila Real de Santo António para aproveitar os feriados e assistir a toda a ação do torneio.



2. A aposta tem sido positiva, no cômputo global? Que metas é que gostavas de atingir nesta 4ª edição?

JTM: Em termos desportivos os objetivos para 2023 estão alcançados com muitas e boas equipas inscritas. Este ano o torneio terá a duração de três (3 dias) no total, de sexta-feira 09 de Junho a Domingo 11 de Junho e queremos muito que as bancadas do Estádio Municipal de V.R.S.A. no Sábado e Domingo estejam lotadas.

Para isso estamos a trabalhar na execução de uma campanha de divulgação do evento para além da comunidade do rugby, com um foco muito grande na região do Algarve, com os media regionais e internacionais (para chegarmos à comunidade de expatriados residente no Algarve) com um foco muito grande na divulgação do torneio de seleções nacionais da Rugby Europe já que vao participar as seleções da Grã-Bretanha, Irlanda, França, Itália, etc, países cada vez mais com comunidades residentes no nosso país.



3. Vila Real de Santo António tem sido a casa do Algarve 7’s, uma morada que não se fica só pela simpatia, mas também pela excelência das infraestruturas. É VRSA um local perfeito para os eventos desportivos e de lazer?

JTM: Portugal começa em Vila Real de Santo António :). Cada vez gostamos mais desta cidade plantada à beira mar, cheia de praia, historia, cultura, lazer, bons restaurantes e claro o melhor complexo desportivo e centro de estágios de alta competição de Portugal. Um paraíso para turismo e eventos desportivos. Vila Real de Santo António é para mim a capital do turismo desportivo nacional e a sua aposta neste segmento tem tido muitos “frutos”. Da nossa parte não podíamos estar mais satisfeitos nesta relação com o município, temos tido todo o apoio do executivo local, que através de uma relação transparente, responsável e benéfica para ambas os lados temos conseguido fazer coisas muito boas em conjunto. Para além do Algarve 7s já organizámos em 2022 os jogos médicos mundiais, OS MEDIGAMES, e temos outros projetos em vista para continuarmos a colocar Vila Real de Santo António no centro do turismo desportivo internacional. Gostaria de reforçar que este ano o Algarve 7s 2023 vai gerar mais de 8.000 noites de hotel, um impacto económico extraordinário para a região e comercio local.



4. Pela primeira vez, vamos ter uma das etapas do Circuito Europeu de 7’s a passar pelo Algarve 7’s, tanto no masculino ou feminino. Isto é sinal de um crescimento auspicioso?

JTM: Sim, foi com grande satisfação que recebemos o interesse da Rugby Europe em organizar e colocar os RE 7s Championships no programa do Algarve 7s. Um sinal de reconhecimento das excelentes condições existentes assim como da nossa capacidade organizativa. Este torneio vai trazer ao Algarve as 12 melhores seleções europeias masculinas e femininas da actualidade incluindo por exemplo a Grã Bretanha, Irlanda, França, Georgia e Itália. Uma prova que traz enorme prestígio e responsabilidade para o Algarve 7s. O acordo com a Rugby Europe tem a duração de 04 anos.


5. Qualquer evento desportivo está sempre à procura de uma componente importante: público. Qual seria o melhor convite a fazer para termos as bancadas mais preenchidas? O que é que o Algarve 7’s oferece, e como complementa um fim-de-semana de descanso e lazer?

JTM: Esse será o nosso principal foco este ano, trazer até Vila Real de Santo António o maior número de espetadores possível, para enchermos as bancadas do Estádio Municipal de Vila Real de Santo António.

Para isso estamos a planear uma campanha de divulgação e promoção do evento na comunidade do rugby nacional mas também junto da população local de portugueses e “expatriados” principalmente junto da comunidade residente no Algarve de britânicos, irlandês e franceses (Grã Bretanha, Irlanda e França vão participar nos torneios masculinos e femininos da Rugby Europe) assim como claro dos nossos vizinhos Espanhóis principalmente na cidade de Sevilha.

O Algarve 7s vai oferecer o melhor torneio de sevens da Europa extra circuito mundial, netball, assim como animação durante o torneio onde estamos a preparar um conjunto de animação como por exemplo bandas ao vivo e DJS no complexo desportivo assim como claro uma festa de encerramento no dia 11 de Junho na praia de Monte Gordo com musica ao Vivo.


6. Ainda está por acontecer 2023, mas o futuro está sempre no horizonte... até onde é que gostavas de ver o Algarve 7’s chegar? E tens sentido que o torneio tem ganho força desde o seu nascimento?

JTM: A nossa visão é bastante clara desde o inicio deste projeto do Algarve 7s . Queremos tornar o Algarve7s no maior sports festival da Europa. Acreditamos que o Algarve e Vila Real de Santo António reúne todos os “ingredientes” para isso: o melhor clima da europa, segurança, um aeroporto moderno e internacional, hotelaria, gastronomia, hospitalidade e claro as melhores infra estruturas desportivas do país. A nossa visão tem ganho cada vez força todos os anos e a prova disso é o facto do Rugby Europe 7s Championships fazer parte do programa do evento, assim como um torneio novo de netball com cerca de 16 equipas internacionais, que elevam o algarve 7s para além dos 2000 participantes diretos. Estamos já a pensar em novidades para a 5ª edição em 2024 para continuarmos com o crescimento da torneio esperamos nós com a expansão para uma modalidade coletiva de praia.


https://www.instagram.com/p/CerMTaKosuO/?hl=en


 


MEN ELITE 7S MEN OPEN 7S WOMEN OPEN 7S NETBALL

RUGBY EUROPE


Algarve 7s | Sports Events - 09 -11 June 2023


You can buy now your ticket online and watch live all the action of the Algarve 7s 2023. Click here and come see the sevens in the sun:




bottom of page