top of page
Search

ENTREVISTA A ÁLVARO ARAÚJOPRESIDENTE DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO



1. Caro presidente Álvaro Araújo, o Algarve 7’s e Vila Real de Santo António têm tido uma relação extremamente positiva e de sucesso, com o torneio a ter a sua 4ª edição em 2023. É possível quantificar o impacto do torneio na cidade e região?

AR: O Desporto e o acolhimento de grandes eventos neste domínio são uma prioridade no nosso Concelho. E o Algarve 7’s está entre os maiores. Agradeço, em nome do município de Vila Real de Santo António, por continuarem a acreditar no potencial do nosso concelho. É, para nós, um motivo de orgulho proporcionar à nossa terra e à região do Algarve um torneio deste calibre, que tem sido uma aposta de sucesso a todos os níveis. É difícil quantificar o impacto de um evento como este. Posso dizer-lhe que, em termos turísticos, tem um impacto enorme na hotelaria, na restauração, no comércio da cidade e da região. Mas não só. O impacto é notório na quantidade de pessoas que se deslocam a Vila Real de Santo António para assistir a este torneio e que aproveitam para descobrir o esplendor da nossa terra e da nossa região. São pessoas que vêm e que, certamente, vão voltar. Também os vila-realenses puderam conhecer melhor o Rugby, através da realização deste evento. Esses são os maiores impactos que temos.

2. Contudo, também podemos dizer que Vila Real de Santo António tem tido uma importância nuclear para o torneio... o que é que esta cidade oferece ao Algarve 7’s? E é uma relação para continuar no futuro?

AR: É, sem dúvida, uma relação de futuro. A nossa cidade tem apoiado a organização deste evento e continuará a fazê-lo, em nome do desenvolvimento da região e da promoção das práticas desportivas que, como já disse, são uma prioridade para este executivo. O núcleo do desporto, começando, desde logo, pelo vereador Álvaro Leal, tem feito um trabalho excelente e incansável para promover este e outros eventos desportivos e para transformar Vila Real de Santo António na capital do desporto, como já foi apelidada. O nosso papel é importante nessa promoção. Conseguimos mobilizar muita gente. Estamos organizados e focados em metas ambiciosas que esperamos atingir, em prol do nosso Concelho.


3. Para 2023 teremos um aumento exponencial no número de equipas participantes no torneio, assim como vamos ter uma competição oficial de Netball a decorrer em paralelo. Isto é o que Vila Real de Santo António almeja?

AR: Com certeza. Isso é a consequência natural do sucesso das edições anteriores e um sinal de que não queremos parar, queremos evoluir continuamente. O aumento das equipas participantes revela também que existe vontade de participar neste torneio, porque ele é muito importante e vai trazer prestígio a quem se apresentar nesta prova. É esse prestígio que almejamos e que estamos a conseguir. As novidades para esta edição vão torna-la na maior de sempre.


4. Este crescimento é a demonstração perfeita de que Vila Real de Santo António continua a ser o local certo para as modalidades desportivas ganharem um palco de melhor dimensão?

AR: O crescimento é, primeiramente, fruto de um trabalho bem feito e de uma planificação atempada e focada nos resultados. Vila Real de Santo António é um palco de exceção para qualquer modalidade desportiva. Pense nas condições atmosféricas de que dispomos todo o ano, no investimento que fizemos, e estamos a fazer, nas infraestruturas desportivas do nosso concelho, na localização geoestratégica da região e no trabalho dos nossos profissionais do desporto, que têm ajudado a incrementar muita qualidade à oferta que Vila Real de Santo António disponibiliza ao longo de todo o ano. Temos equipas de todo o mundo a querer vir treinar e estagiar aqui. Recebemos milhares de atletas anualmente. Atletas de gabarito internacional. Não é por acaso. É o resultado do trabalho feito pela autarquia e que está inserido numa estratégia de desenvolvimento global do concelho.


5. O Algarve 7’s vai ganhar um peso-extra para este ano, com a inclusão do torneio masculino e feminino de seleções da Rugby Europe. Símbolo de sucesso nas organizações passadas?

AR: Não tenho dúvida de que será mais uma grande aposta, que vai permitir que haja um considerável aumento de atletas internacionais, que poderão conhecer a nossa terra e participar neste grande evento que se assume cada vez mais nos circuitos desportivos internacionais.


6. Qual seria a melhor forma de fazer um convite ao público para participar no Algarve 7’s 2023, e de apostar em Vila Real de Santo António como um lugar de excelência para o turismo desportivo?

AR: O melhor convite é aquele que se faz diariamente, através das ações que temos promovido. Vila Real de Santo António está a mudar e a evoluir todos os dias. Sentimos esse pulsar nas pessoas. Esse é o pulsar genuíno que nos ajuda a ter certeza de que estamos no caminho certo do verdadeiro progresso. Os números são um indicador infalível. A nossa terra tem uma procura incrível no setor do turismo. O turismo desportivo é um mercado em que já estamos solidamente inseridos. Mas sabemos que é possível fazer muito mais e esse é o grande desafio que nos move. É importante agradecer a todos os que dão o melhor de si todos os dias, para que o desporto esteja representado ao mais alto nível no nosso Concelho. Temos uma forte ambição neste setor, porque reunimos as melhores condições para realizar grandes eventos desportivos. Dispomos de um excelente centro de alto rendimento, grandes campos relvados e gente com vontade de continuar a progredir. Estão todos convidados para assistir ao torneio Algarve 7’s, mais um marco que faz a história do desporto ao mais alto nível em Vila Real de Santo António. Muito obrigado aos responsáveis pela organização deste torneio, por escolherem a nossa terra. Obrigado por ajudarem a transformar-nos numa verdadeira capital do desporto nacional e internacional!



Algarve 7s 2023 + Rugby Europe Championship Series

📌9 -11 June

📍Vila Real de Santo António Algarve - Portugal




 

RUGBY EUROPE CHAMPIONSHIP SERIES

:::

NETBALL

:::

RUGBY 7s:

MEN ELITE 7S MEN OPEN 7S WOMEN OPEN 7S :::



Bình luận


bottom of page