top of page
Search

INTERVIEW WITH PEDRO LEAL (PORTUGAL 7’S)

He played and won; he coached, and also won; and was and is still an ambassador for the Algarve 7's. He has done it all, and he is Pedro Leal.


The former Portuguese international, and now assistant coach in the Men's Portuguese national team, embarked on a journey to tell us why the Sevens in the Sun matter, and why he is certain that the Tournament will keep growing in years to come.


Read his interview, and share your thoughts with us!

Pedro, obrigado por teres aceite o desafio de falar connosco e começamos logo com uma pergunta difícil: é o Algarve 7’s um dos melhores torneios da variante a nível europeu e mundial?

PL: Diria que sim. Não contando com as World Series, tive a sorte de jogar em alguns torneios internacionais como Amesterdão, Dubai ou Londres, e acho que a nível Europeu é um dos melhores, muito pelas condições que Vila Real de Santo António e o Algarve possuem. Com a praia a 5 minutos dos campos de jogo, e em que facilmente chegamos a qualquer lado, isto sem falar da excelente organização, qualquer jogador ou adepto quer sempre voltar ao Algarve 7's. Como era o Lisboa 7s foi o melhor torneio da variante da Europa, o Algarve 7s agora pode ocupar o espaço perfeitamente, e tenho certeza que as seleções que vão participar no Rugby Europe Sevens Championship Series irão se apaixonar pelo torneio.



Tu acompanhaste todo o crescimento do torneio, tendo passado por vários papéis desde jogador, treinador, embaixador e, agora, treinador-adjunto da Selecção Nacional. Achas que tem evoluído de tamanho e qualidade?

PL: Como dizes e bem, fiz tudo e agora vou lá como adjunto da seleção nacional, e a minha opinião é que evoluiu muito. Quando fui lá pela primeira vez, estava como jogador dos Samurai e causou-me logo um impacto grande. O José Diogo Trigo de Moraes e a organização sabiam perfeitamente o que estavam e estão a fazer, porque tem tudo vindo a crescer. Este ano sendo uma das etapas do Europeu de 7s vai dar outro salto de crescimento, e acho que este 2023 vai ser ainda melhor. Tenho grandes recordações do Algarve, porque foi lá que conseguimos o acesso às World Series frente à Espanha, e é uma "casa" que nos diz muito.



Quais são as expectativas de Portugal para este Rugby Europe Sevens Championship Series? Sentes que a equipa pode fazer algo de especial?

PL: Acho que estamos a preparar bem. Começámos em Fevereiro, com um bom esforço da Federação Portuguesa de Rugby e estamos a trabalhar bem com os jogadores, lembrando que agora estão, uma boa parte, a finalizar o Top10 da época de XV. Com esta preparação, nota-se que os jogadores estão com outras rotinas e andamento. Não queremos colocar expectativas, mas posso dizer que estão mais afinados para aquilo que os 7's pedem, e demonstram mais experiência e maturidade, tanto pela participação no Campeonato do Mundo de 7's em 2022, ou pelo facto deste grupo estar connosco já há algum tempo, o que faz a diferença.



Quais são os pontos fortes actuais da selecção portuguesa de 7’s?

PL: Os pontos fortes desta seleção... só se vão poder ver em jogos (Risos)! Infelizmente não vamos ter muitos torneios amigáveis para nos preparamos porque não fazem parte do calendário oficial. Diria que esta seleção é uma equipa irreverente, bem adaptada ao plano de jogo do Frederico de Sousa, que é um treinador muito experiente e os jogadores já o conhecem e sabem o que têm a fazer. A equipa vai continuar a crescer, e este mês até ao Algarve 7's temos de continuar. O problema é que para perceber onde estamos é preciso jogar, e o facto de não o termos feito até aqui é uma questão complicada para nós.



Tu passaste por vários campos, complexos e estádios... o que tens a dizer das condições de Vila Real de Santo António e as instalações que oferece?

PL: Vila Real de Santo António é brutal, e como já te expliquei nas respostas anteriores, a cidade e o complexo oferecem todas as condições. Não podemos comparar com Dubai ou Hong Kong, mas se formos olhar para a maioria dos outros torneios europeus, não tenho mínima dúvida que é dos melhores. Tem uma margem e potencial de crescimento enorme, e espero que o consiga fazer.



Sentes que os 7’s podem ser efectivamente uma parte central do rugby português no futuro?

PL: Olha eu gostava muito que os 7's voltassem a ser uma parte importante do nosso calendário e vida. Como te lembras, viajámos por todo o lado, derrotámos todas as seleções menos a neozelandesa, em que conseguimos um empate uma vez, e fijiana, e mostrámos que mesmo com menos jogadores tínhamos capacidade para fazer a diferença. Os 7's sempre fizeram parte da história do rugby português, em que fomos várias vezes campeões da Europa só que no entretanto, os outros todos à nossa volta cresceram e nós ficámos para trás. Olha para a Espanha e o que tem conseguido nos World Series, os orçamentos que têm e o alcance do projeto deles, é um bom exemplo. Este ano podemos ter começado tarde a preparação, mas há mais apoio e atenção, e num ano de Mundial de XV vai ser positivo para todos. Era importante pensarmos num tipo de contrato para os jogadores, apostar no circuito nacional de 7's e manter a ligação do XV e 7s para continuarmos a crescer. Acho que agora temos as condições para que tudo corra bem.



Queres partilhar connosco algumas das tuas melhores memórias no Algarve 7’s? E qual era o repto que fazias aos adeptos portugueses para virem ao torneio?

PL: Memórias do Algarve 7's tenho várias e boas. Ganhei como treinador e jogador, e a que levantei o título com o Grupo Desportivo do Direito marcou-me. Tem de ser uma data marcante para o rugby português. É uma zona que toda a gente gosta de fazer férias e passear, e as pessoas têm de querer ir lá e apoiar. Têm praia e Rugby, é uma zona espectacular com hotéis e todo um sistema de apoio grande. Com o Rugby Europe Championship Sevens Series acho que o crescimento ainda vai ser maior, porque todos os jogadores vão querer vir jogar ao Algarve 7's. Tem sido um sucesso e este ano vai ter um boom ainda maior, por isso tenho certeza que vai continuar a crescer.



Algarve 7s 2023 + Rugby Europe Championship Series

📌9 -11 June

📍Vila Real de Santo António Algarve - Portugal




 

RUGBY EUROPE CHAMPIONSHIP SERIES

:::

NETBALL

:::

RUGBY 7s:

MEN ELITE 7S MEN OPEN 7S WOMEN OPEN 7S :::



Kommentare


bottom of page